Jogos matemáticos para crianças

O processo de aprendizagem requer muito incentivo dos educadores para se fazer efetivo na vida do aluno. Em se tratando de jogos para crianças, os atrativos complementam o conteúdo e auxiliam na fixação de tarefas. O assunto de agora é voltado para aqueles casos em que a matemática para esse público específico só tem a contribuir para o ensinamento.

É possível que desde pequeno, o estudante demonstre certas habilidades em áreas do conhecimento. Enquanto um grupo mostra mais facilidade para a leitura e escrita; outro consegue se sobressair com as operações e os números.

Matemática lúdica

A verdade é que a matemática para crianças pode ser mais divertida que aquelas equações de 2° grau, cuja resolução não é nada lúdica ou simples. Entretanto, para aproximar as operações dos alunos, nada melhor que começarmos tal estímulo desde a infância.

Confira abaixo algumas dicas que podem ser usadas por vocês, educadores e pais, nos dois ambientes responsáveis pela criança: escola e lar. Vale lembrar que todas as sugestões podem ser aplicadas individualmente ou em grupos. O que vale é a criança ser estimulada pelo raciocínio lógico-matemático.

Dominó

Para crianças mais crescidas, pelo menos aquelas que já conseguem contar quantidades, o dominó é um atrativo e tanto. Afinal, elas vão se divertir muito através da sequência numérica que corresponda ao mesmo número do quadradinho anterior. A brincadeira incentiva o raciocínio e a estratégia dos pequenos, além de apresentar elementos matemáticos a eles.

Bingo infantil

Divertida, esta tarefa trabalha a percepção da criança com os números. A atividade é realizada da mesma maneira que é feita em bingos semelhantes. A professora canta o número sorteado e os alunos devem marcar na cartela aquele algarismo que corresponde ao que fora falado.

Contando de 1 a 10

Para os alunos da alfabetização, nada mais indicado que promover uma gincana que utilize pequenos cartões numerados de 1 a 10. É interessante que em cada cartãozinho tenha uma imagem que atraia a atenção dos pequenos. A associação do número ao desenho exposto também pode ser uma boa ideia a ser adotada.

Jogo do palitinho

No jardim de infância, a brincadeira é inteiramente voltada para os primeiros contatos das crianças com os números; e o jogo do palitinho é ideal. Ele consiste em colocar um painel colorido afixado na parede da sala. A quantidade de palitos varia de acordo com o algarismo desenhado no cartaz. É aconselhável que se faça de 1 a 10, como na sugestão citada acima.

Estimulação do conhecimento e da atenção

Os jogos matemáticos educativos devem estimular o conhecimento da criança, mas tais atividades precisam despertar a atenção nos pequenos. Lembre-se que quanto mais motivados, mais fácil será a assimilação do conteúdo e o gosto do pequeno às tarefas propostas.

Cautela para educadores

Sempre haverá aquele aluno que apresenta dificuldade para resolver o que se pede nas brincadeiras envolvendo número. A dica é identificar o que gera essa dúvida a ele e trabalhar em cima disso, para que o pequeno possa ser acompanhado de perto e incentivado a continuar junto com a turma.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.